quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Teoria dos Comuns, governança e conservação dos biomas

O GT18 registrou  pouca presença e com  sobreposição com o GT12. A razão dele ter sido destacado do outro, parece ser decorrente do interesse científico em denotar a Teoria dos Comuns, que conceitual e metodologicamente é imanentemente interdisciplinar. Por motivo de saúde as duas coordenadoras não estiveram presentes, o que enfraqueceu sobremaneira o grupo. Destaque-se que a questão do Direito à  Propriedade ganhou  força no debate desenvolvido, dando  tons dramáticos da temática. Essa contribuição foi dada pelo professor José Heber Benatti, professor em direito fundiário e presidente do Instituto de Terras do Pará.

GT18: Governança e conservação dos biomas brasileiros à luz da Teoria dos Comuns
Coordenadoras:
Dra. Cristiana Simão Seixas (UNICAMP)(ausente);Dra. Célia R.T. Futemma (UFSCar-Sorocaba)(ausente);  Dr. José Heder Benatti (UFPA)
Recursos de uso comum podem ser definidos como uma classe de recursos para a qual a exclusão de usuários potenciais é difícil e/ou custosa e o uso por um determinado usuário reduz a disponibilidade dos recursos para outros usuários (Feeny et al., 1990, Ostrom 1990). O reconhecimento das pesquisas científicas sobre gestão dos recursos comuns tanto locais, por comunidades tradicionais, como globais, a exemplo das mudanças climáticas e da diminuição da camada de ozônio, ganhou amplitude com a premiação de Elinor Ostrom ao Nobel de Economia em 2009. No âmbito nacional, as pesquisas sobre o tema têm sido realizadas nos diversos biomas brasileiros. A diversidade biológica destes biomas e a diversidade sócio-cultural das populações que os exploram geram desafios para sua gestão e conservação. Este Grupo Temático tem por finalidade discutir estes desafios no intuito de buscar melhorias nos processos de gestão bem como fomentar avanços teórico e metodológico em pesquisas sobre o tema. Para tanto, o GT incluirá cinco sessões que agrupará trabalhos de acordo com os biomas a seguir: (1) Amazônia, (2) Mata Atlântica, (3) Cerrado e Caatinga, (4) Pampa e Pantanal, e (5) Zona costeira brasileira.

Nenhum comentário: