sexta-feira, 15 de junho de 2018

Empoderamento de mulheres no Canto de Itaipu

No dia 10 de junho de 2018, no Canto de Itaipu, Niterói, durante a Marejada Cultural, foi realizado uma roda de conversa envolvendo pescadoras de diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro.

Esta roda de conversa fez parte de um encontro regional de pescadores e pescadoras cujos territórios pesqueiros coincidem com unidades de conservação federal e estadual. O eventou contou com a participação de mais de 40 pessoas provenientes de Paraty, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Magé, Niterói e Arraial do Cabo.

A organização do evento contou com a participação da PAPESCA/UFRJ, assim como do ICMBio, através da gestão das seguitnes unidades de conservação: ESEC Tamoios, ESEC Guanabara, APA de Guapimirim e da RESEX de Arraial. O evento também contou com o apoio de pescadores do Canto de Itaipu e do Museu de Arqueologia de Itaipu, que cedeu a infraestrutura para a realização do encontro. A roda de conversa promoveu uma troca de experiência que acreditamos que irá contribuir para o construção de uma luta organizada das mulheres do Canto de Itaipu. Para nós, esta é uma questão central para a transformação social das classes sociais opromidas economicamente, socialmente e culturalmente.

Entendemos que o papel histórico desempenhado pelas mulheres no Canto de Itaipu tem sido invisibilizado em diferente dimensões, inclusive na acadêmica. Nós da PAPESCA entendemos que sem a participação das mulheres, sem a emergência de lideranças femininas e a falta de organizações que levem em consideração as desigualdades sociais promovidas pelas questões de gênero não é possível que haja desenvolvimento social fundado em uma noção profunda de justiça socioambiental.

Nenhum comentário: